O que é melhor, comprar ou alugar um imóvel?
Publicado em 31 de Outubro de 2022 às 04:35 PM

Muito se discute sobre o que é melhor a longa prazo, comprar ou alugar um imóvel?
Sabemos que o sonho da casa própria está marcado no inconsciente de todo brasileiro, afinal, não tem nada melhor que a tranquilidade de ter um cantinho inteiramente seu. Mas será que esse ideal é justificável ou alugar um imóvel traz benefícios? É preciso entender, antes de mais nada, que não tem uma resposta certa ou errada – na verdade, você vai descobrir se comprar ou alugar é melhor pra você tendo em vista diversos fatores.
Acompanhe abaixo:
Sobre os seus planos e sua carteira
Sabemos que perguntar seus planos para o futuro parece pergunta de primeiro encontro, mas é uma reflexão que precisa ser feita! Se você quer ter uma família e o conforto de um apartamento só seu, sem risco de locatário pedindo as chaves do dia para a noite, comprar um imóvel se encaixa no seu perfil.
A casa própria dá a segurança de saber que independente da situação financeira do país, você terá o seu porto seguro – ou até mesmo um ponto de partida para obter lucro. Seja alugando o seu imóvel para terceiros ou deixando disponível no AirBnb, você ganha uma grana extra pra comprar um imóvel ainda melhor se for de seu interesse.
Outro ponto que precisa ser analisado é como você está financeiramente.
Você tem condições de comprar um imóvel? E pensando a longo prazo? Sempre é possível montar a carteira pagando o imóvel de formas diferentes como FGTS, consórcio, financiamento, permuta e – no mundo ideal, à vista.
Sabendo que essa não é a realidade de todo brasileiro, vamos usar como exemplo o pagamento através do financiamento: A longo prazo vale mais a pena sim comprar um imóvel através de financiamento do que pagar seu aluguel todo mês, visto que o valor do aluguel oscila (pra cima) enquanto as parcelas do financiamento barateiam.
É preciso desmistificar a flexibilidade do aluguel
Além da visão equivocada de que é preciso ter dinheiro sobrando para comprar um imóvel, muitos tem uma visão errônea de que aluguel permite mais flexibilidade financeira e de rotina, sendo que na verdade, morar de aluguel é estar à mercê de um locador que pode a qualquer momento pedir a chave do apartamento, além de aumentar o valor da residência com base em taxas instáveis.
No momento do aluguel, também é comum pedir fiador, seguro fiança e às vezes até 3 meses do aluguel antecipado (dependendo da imobiliária). Ou seja, não é lá um processo tão flexível assim, certo? O que precisa ser dito é que é mais fácil fazer dinheiro com uma casa própria do que com contrato de aluguel.
Sabemos que independente de planos e valor financeiro, outras variáveis sempre influenciam em nossas escolhas. Por isso, reflita o que está mais em conta para você e seu estilo de vida ao tomar essa decisão. E não esqueça que durante a sua jornada para encontrar um imóvel, a DNA Imóveis estará aqui pronta para te ajudar.