O que é Averbação durante a compra e venda de imóveis?
Hoje vamos te explicar por que precisamos tomar muito cuidado com todas essas etapas legislativas, com foco na etapa chamada Averbação
Publicado em 15 de de 2022 às 04:15 PM

O que é o processo de Averbação na compra e venda de imóveis?
Não tem nada melhor que encontrar o imóvel dos seus sonhos e finalmente bater o martelo na decisão, certo? Sabemos que essa euforia é maravilhosa, mas logo, muitos compradores ficam confusos com a continuidade do processo. Averbação, taxas, registro... Pra quê tudo isso?
Hoje vamos te explicar por que precisamos tomar muito cuidado com todas essas etapas legislativas, com foco na etapa chamada Averbação. Spoiler: é tudo pela sua segurança.
Afinal, o que é Averbação?
De acordo com o dicionário Oxford, averbação é a nota inserida à margem de um documento para indicar alterações relativa ao documento original. Ou seja, em alguns casos de alterações legais, a averbação se faz necessária para que fique registrado de forma oficial.
O que isso tem a ver com o processo de compra e venda de imóveis?
É através da averbação que podemos formalizar alterações feitas nos documentos de proprietários de imóveis, por exemplo. Então, ela ajuda para se formar um histórico de mudanças legais relacionadas às pessoas envolvidas com determinada propriedade.
Em toda a compra e venda de imóvel é necessário fazer averbação?
Não!
Segundo o art. 167, da Lei de Registros Públicos, existem 32 casos em que a Averbação se faz necessária, mas não costuma acontecer em todo processo de compra/venda.
Leia também: Quais documentos preciso para vender meu imóvel?