O que acontece no pós-venda de compra e venda de imóveis?
Publicado em 30 de de 2022 às 08:45 AM

Você já deve ter se perguntando por quais etapas o processo de compra e venda de imóvel passa. Seja você vendedor de um imóvel ou comprador, saiba que existem etapas pré-definidas desde o início da compra até o pós-venda.
No post de hoje, vamos falar sobre o que acontece depois do aperto de mãos e da decisão do comprador em realmente fazer a aquisição de um imóvel na DNA Imóveis, e em demais lojas do ramo imobiliário. Na DNA Imóveis, entretanto, temos um sistema de pós-venda hiper qualificado para realizar todo o processo de maneira rápida, sem gerar ansiedade nas partes envolvidas.
Confira as nossas etapas de compra e venda de imóvel abaixo, em nosso pós-venda:
- Leia também: TAXA SELIC e o financiamento imobiliário
Entrada: A primeira etapa é o momento em que a venda chega para o pós-venda, com as documentações entregues pelo gestor e corretor.
Análise: Durante a análise, O pós-venda avalia se todas as documentações estão corretas e se há alguma pendência na documentação que possa impedir a venda de ocorrer dentro da legalidade; para segurança das partes envolvidas.
Certidões: Durante essa etapa, o pós-venda vai solicitar ao núcleo de certidões que entrem em contato com o cartório respectivo às certidões necessárias. O tempo dessa etapa varia de acordo com estado e país.
Averbação: A etapa e averbação só acontece se o documento do imóvel cair em exigência. O que isso significa que desde o momento em que o vendedor adquiriu o imóvel até o momento em que ele colocou para venda, houveram mudanças em sua vida que interferem com a legalidades de certos trâmites, como por exemplo, mudança de estado civil. Essa mudança precisará constar no documento do imóvel, portanto, será necessário realizar uma averbação. Caso contrário, o processo de averbação não acontece, e o pós venda segue com o processo.
Taxas: Durante o processo de taxas, o pós-venda entrará em contato com o vendedor do imóvel para que o mesmo pague as taxas pendentes relacionadas ao imóvel, como certidões, FUNESBOM, etc. Após o pagamento das taxas, o pós-venda segue para a Escritura.
Escritura: Nessa etapa, o pós-venda entra em contato com as partes, comprador e vendedor, para agendar o melhor horário e local para ambos, para que a escritura seja realizada. É a hora em que se assina o documento principal de uma compra e venda de imóvel!
Registro: No Registro, o pós-venda entra em contato com o comprador solicitando a quitação da taxa de registro para dar continuidade à solicitação de registro com o nome do comprador.
Finalizado: A etapa final é só felicidade! É quando todos estão felizes – um com seu imóvel novo, e outro com uma grana extra. Esse momento é o encerramento de todo um processo que, nós da DNA Imóveis, compreendemos que devem ser lidados com muito carinho e atenção.
Conseguimos tirar suas dúvidas?
Se quiser entender como funciona o pós-venda, entre em contato com a gente!