Impostos durante a compra e venda de imóvel
Publicado em 24 de Março de 2023 às 07:19 AM

Uma das principais preocupações que surgem quando falamos de comprar um imóvel é o pagamento de impostos. No Rio de Janeiro, existem vários impostos envolvidos na compra de um imóvel. Por isso, listamos os impostos mais comuns para te ajudar a entender melhor o processo de compra de imóveis. Confira abaixo:
- Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um imposto municipal que deve ser pago pelo comprador no momento da transferência do imóvel. O valor do ITBI varia de acordo com o valor do imóvel e a taxa de imposto estabelecida pelo município. No Rio de Janeiro, a taxa atual de ITBI é de 2% sobre o valor do imóvel.
Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)
O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é um imposto anual que deve ser pago pelo proprietário do imóvel. O valor do IPTU é determinado pelo valor venal do imóvel, que é avaliado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Seu pagamento é obrigatório e pode ser feito em parcelas ou em uma única vez.
- Taxa de Expediente
A taxa de expediente é uma taxa cobrada pela Prefeitura do Rio de Janeiro para processar o registro da transferência de propriedade do imóvel. O valor da taxa de expediente é fixo e é determinado pelo município.
- Escritura Pública
A escritura pública é um documento que formaliza a transferência de propriedade do imóvel do vendedor para o comprador. A escritura pública deve ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis do Rio de Janeiro. O valor da escritura pública é determinado pelo valor do imóvel e pela tabela de custas estabelecida pelo cartório.
- Registro de Imóveis
O Registro de Imóveis deve ser feito no Cartório de Registro de Imóveis do Rio de Janeiro. O valor do Registro de Imóveis varia de acordo com o valor do imóvel e a tabela de custas estabelecida pelo cartório.
- Imposto de Renda
O Imposto de Renda (IR) é um imposto federal que deve ser pago pelo vendedor do imóvel, caso o valor da venda seja superior a R$ 35.000,00.
- Taxa de Condomínio
A Taxa de Condomínio é uma taxa paga pelo proprietário do imóvel para manutenção das áreas comuns do condomínio. O valor da taxa de condomínio varia de acordo com os gastos, como manutenção de elevadores e limpeza.
Será que conseguimos te ajudar? Caso ainda tenha dúvidas, fale com um corretor DNA Imóveis.
Até logo,