Financiamento ou empréstimo?
Publicado em 31 de Outubro de 2022 às 04:35 PM

Quando precisamos realizar nossos sonhos, podemos contar com diversos tipos de ajuda dos bancos, mas como saber qual é a melhor opção para o momento?
O sonho da casa própria ainda faz parte da realidade do brasileiro, que em sua maioria, vive de aluguel — de acordo com o IBGE. Para isso, é possível requisitar no banco o empréstimo ou financiamento para compra de imóvel. Você sabe dizer a diferença entre essas opções? Estamos aqui para te ajudar.
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o financiamento e o empréstimo são diferentes em três quesitos muito importantes:
- Objetivo da transação;
- Praticidade;
- Valor de juros.
Legal, mas como aplicar isso no sonho de casa própria?
Como funciona o empréstimo?
O empréstimo tem por característica marcante a liberdade de gasto, visto que você não precisa dar justificativa da finalidade ao banco. Mas você precisa seguir bem à risca a deadline de pagamento da dívida.
A liberação do empréstimo também ocorre com mais facilidade e menos burocracia: o banco analisa os seus dados de crédito para confirmar que você poderá arcar com o pagamento e realiza a liberação do valor na sua conta.
O empréstimo é indicado para quem precisa pagar alguma dívida do momento.
Você pode simular as melhores opções de empréstimo com a calculadora do InfoMoney, clicando aqui.
Como funciona o financiamento?
O financiamento tem mais burocracia, visto que o banco vai precisar saber para onde o dinheiro está indo e por quê.
Mesmo com as regras mais rígidas, o financiamento tem como grande benefício uma taxa de juros bem reduzida se comparada ao empréstimo, sendo mais indicado para quem deseja adquirir um bem como imóvel ou carro. Sabendo que o cliente estará adquirindo um bem valioso, o banco reduz a taxa de juros e dá mais tempo para que a dívida possa ser quitada.
Para ler todas as nossas dicas sobre financiamento imobiliário, clique aqui.
A melhor opção é uma escolha sua!
Na hora de comprar um imóvel é preciso negociar com o proprietário sobre o pagamento. Muitos proprietários aceitam financiamento como garantia de pagamento, além do valor do empréstimo. É primordial que você pense nos benefícios à longa prazo de cada uma das solicitações, tendo em mente a taxa de juros e flexibilidade de negociação com o proprietário do imóvel.
Com isto resolvido, não esqueça que você sempre pode contar com a DNA Imóveis para comprar seu imóvel em solo carioca de maneira descomplicada. É só clicar aqui e falar com a gente!