Financiamento imobiliário: como funciona
Publicado em 29 de Outubro de 2024 às 02:36 PM

Quando você decide comprar um imóvel, seja uma casa ou apartamento, o financiamento pode ser uma ótima solução para tornar o pagamento mais viável. Os bancos oferecem essa modalidade, quitando o valor para o vendedor do imóvel, e permitindo que o comprador pague o valor em parcelas ao banco.
Cada banco apresenta condições de financiamento específicas, incluindo taxas de juros, prazo e percentual financiável. Acompanhe a leitura deste artigo abaixo e entenda a melhor opção para o seu financiamento imobiliário.
Etapas de um financiamento imobiliário
- Simulação: nesta etapa, você pode simular um cálculo do valor das parcelas, incluindo os juros e os prazos envolvidos, para o pagamento do imóvel. Este é o momento de escolher a melhor opção, de acordo com o seu montante.
- Avaliação: após a sua simulação, o banco precisa analisar sua situação financeira, como a capacidade de pagamento. Essa análise é considerada importante para possibilidade do empréstimo.
- Vistoria do imóvel: um engenheiro irá inspecionar a propriedade para determinar o seu valor, com base no cenário atual do mercado imobiliário.
- Análise de documentação: para o comprador e para o imóvel, é necessário a análise dos documentos. Esse processo inclui a verificação de documentos legais.
- Assinatura do Contrato: a formalização e conclusão do contrato de financiamento é feito na última etapa.
Quem pode fazer um financiamento imobiliário?
- não ter pendência com a Previdência Social;
- estar com o nome limpo;
- renda compatível com o financiamento;
- as parcelas só podem ocupar, no máximo, 30% da renda mensal;
- ter mais de 18 anos;
Quais são os documentos necessários para um financiamento?
O processo de financiamento exige a apresentação de documentos pessoais que ajudam o banco a traçar o perfil do cliente, além de oferecer melhores condições de crédito.
- documento de identidade;
- CPF;
- comprovante de estado civil;
- comprovante de endereço;
- certidão negativa de débitos federias;
- extrato FGTS;
- comprovante de renda;
Como funciona as taxas de juros nos bancos no Brasil?
No Brasil, a taxa de juros para financiamento é definida com base no perfil do cliente, política econômica e a taxa Selic, que são alguns fatores que definem o custo de crédito no país.
As taxas de juros também variam conforme a instituição financeira e o tipo de relacionamento que o cliente possui com o banco. Clientes com bom histórico financeiro conseguem condições mais atrativas.
Compre o seu imóvel com a DNA Imóveis
Nossa equipe especializada oferece todo o suporte para que você realize o sonho do imóvel próprio com as melhores condições de financiamento. Com foco nas suas necessidades, nos dedicamos a encontrar as opções mais vantajosas para garantir a sua carta de crédito, proporcionando segurança e confiança em cada passo do processo.
Conte conosco para encontrar o seu novo lar com segurança e tranquilidade. Entre em contato agora mesmo e comece a construir o futuro que você sempre desejou!
Compre o seu imóvel com financiamento pela DNA Imóveis!