Entenda o conceito de mini-casas
Publicado em 31 de Outubro de 2022 às 04:35 PM

Por conta da pandemia, pudemos notar uma grande movimentação imobiliária acontecendo em boa parte do mundo. Enquanto no Brasil muitas famílias passaram pelo upgrade imobiliário — comprando ou alugando imóveis de maior metragem, muitos jovens norte americanos encontraram em mini-casas (ou tiny homes) um refúgio para ficar sozinhos e praticar o distanciamento social.
Afinal, o que são mini-casas?
Para entender o conceito das mini casas é preciso saber que existe um movimento crescente de pessoas que buscam reduzir o impacto ambiental por meio de um estilo de vida minimalista. Essas pessoas acreditam que quanto menos itens possuírem, mais em harmonia com a natureza estarão e, consequentemente, menos pegadas de carbono emitirão para o planeta.
Algumas mini casa são criadas dentro de containers, já outras são criadas do zero por construtoras especializadas. Elas possuem entre 8m² ate 38m² e geram gastos bem reduzidos se comparados com uma casa convencional.
O movimento da mini casa prega que menos não só é mais, como é o suficiente.
Aprendendo com as mini casas:
Arquitetos e designers de interiores adoram esse desafio que é decorar uma mini casa e muito pode ser aprendido com esse movimento. Na maioria das vezes, moramos em imóveis de pouca metragem por motivos financeiros, certo? A ideia é aprender os truques aplicados nas mini casas e levar pra sua rotina. Quer coisa mais bacana que aprender a aproveitar todo o espaço do seu apê?
Escada como armário:
Mini-casas costumam ter dois andares para aproveitar completamente os espaços. Com isso, é muito comum que utilizem escadas como armário para guardar roupas ou utensílios de cozinha.
Jardim vertical
Para quem ama plantas, a solução é investir no jardim vertical. Contrário ao que costuma ser feito, o jardim vertical utiliza a parede como base e a partir daí se pode chegar em muitas opções bacanas para exibir suas plantinhas.
Lavanderia no banheiro
Se o seu apê não tem área de serviço, você pode usar parte do banheiro como lavanderia. Isso também ajuda na praticidade porque é só colocar a roupa da máquina e entrar na ducha!
Cortinas para separar ambientes
Comum em repúblicas, as cortinas podem ser usadas como assessório de decoração para separar ambientes e presar pelo seu espaço. Separar a cama da sala com uma cortina é a pedida para quem mora em conjugado. A escolha da estampa da cortina faz toda a diferença!
Nenhum espaço é pouco
Assim como se usa o interior da cama para guardar lençóis e demais itens de cama e banho, isso pode ser aplicado em qualquer móvel. Sejam cadeiras, mesas de centro ou mais. Aproveitar todo o espaço da casa é uma arte que pode ser aperfeiçoada com o tempo e você sempre pode contar com os nossos posts pra te ajudar a colocar ordem no apê.
Você moraria numa mini casa? Responda nos comentários, estamos muito curiosos para saber o que vocês acham do movimento.