Dicas para uma rotina sustentável
Publicado em 31 de Outubro de 2022 às 04:35 PM

Diariamente se fala mais em sustentabilidade e consumo ecofriendly. O universo das maquiagens, por exemplo, já conta com a maioria de produtos adotando o selo livre de crueldade animal. Em 2022, é certo afirmar que as pessoas estão se educando sobre sustentabilidade e querem que o impacto do seu consumo seja reduzido.
São inúmeros canais no Youtube ensinando como fazer compostagem em casa, de forma amadora, mas nem por isso menos eficiente. Quem mora em cidade grande, como o Rio de Janeiro, pode não estar tão familiarizado a esses ideais, mesmo sabendo que os canudos de plástico são um perigo para a vida marinha.
Hoje, resolvemos fazer uma lista de primeiros passos a tomar para adotar um estilo de vida em que seja possível o morar sustentável.
Sacolas de plástico não são mais bem vindas.
No Rio de Janeiro, muitos já aderiram o uso das ecobags para substituir as sacolas de plástico. Por mais que seja uma atitude pequena, é assim que se constrói grandes mudanças. Mas nada de sair comprando sacolas ecológicas de algodão por aí! O principal problema do meio ambiente é o consumo desenfreado. Se você tem sacolas plásticas em casa não adianta simplesmente jogar fora. É preciso usar essas sacolas antes de começar a eliminar esse item da sua vida.
Comece reutilizando as sacolas de plástico o máximo que puder — mesmo, elas devem durar algumas idas ao mercado (2 a 3 vezes, dependendo do peso) para começar a se desfazer. Claro que você também pode usar a sacola plástica como lixo, mas se atenha ao pensamento dos 3 R: Reduzir, reutilizar e reciclar.
Enfim, quando você estiver sem sacolas plásticas em casa, escolha uma bolsa para ser sua companheira do mercado. É aí que a ecobag pode entrar para facilitar seu dia a dia e ajudar você a começar a ter escolhas mais sustentáveis.
A sacola de rede (como na imagem) é ainda melhor que as ecobags de algodão comum por estar reutilizando as redes de pesca para cumprir com um novo objetivo. Além disso, elas são bem fofas!
Separar o lixo deve virar rotina.
Lembra quando você aprendeu sobre coleta seletiva na escola? Os professores faziam um grande esforço para que você entendesse a importância de separar o seu lixo em categorias e tudo isso não pode ter sido em vão. Separar lixo orgânico de reciclado é um primeira passo que precisa ser adotado para uma rotina mais sustentável. Lembre-se que facilita para os garis se você usar sacolas transparentes para o lixo reciclável. O ideal é se atentar às cores da coleta seletiva para separar seu lixo de forma correta. A Comlurb tem um programa de coleta seletiva e você pode saber mais acessando o site deles ou clicando aqui.
Reciclar e reutilizar é lei.
Já falamos lá em cima sobre a importância de reciclar e reutilizar para ter uma rotina mais sustentável no seu apartamento, mas queremos reiterar que você consiga enxergar que há diversos itens que podem ser reutilizados que estão na sua cozinha. Frascos de vidro podem substituir os potes plásticos de arroz, feijão e açúcar e até mesmo os copos de plástico. A tendência do copo de geleia surgiu daí!
A questão é: por que você vai comprar plásticos para guardar comida e demais utensílios se você já tem esse material em casa?! O que nos leva ao próximo ponto:
Reflita sobre o seu consumo.
Para um morar sustentável é preciso exercício diário e atitudes diárias de consumo que visam gerar o mínimo de lixo possível. É preciso repensar o que você consome, por que consome e como consome. Sabia que optar por consumir revistas e jornais em seu formato digital também é uma decisão sustentável? Optar por uma escova de dentes de madeira pode ser o despertar para sua conexão com a natureza e todas as pequenas formas que você pode mudar o mundo.
Para ter uma rotina ecofriendly no seu apê, sugerimos também que você fique atento em quem você está seguindo. Muitos influenciadores são agentes do consumo desenfreado, por isso é sempre bacana ficar atento a perfis que estimulem a reflexão, como o perfil da Larissa Queiroz. A influenciadora é embaixadora de marcas de lixo-zero e diariamente mostra como é viver optando por reduzir o consumo de lixo — tudo isso enquanto mulher empreendedora.