Decoração para quarto de bebês
Publicado em 31 de Outubro de 2022 às 04:35 PM

A notícia mais aguardada chegou e em alguns meses sua família vai crescer. A chegada do bebê muda por completo a sua rotina, por isso, você precisa criar um espaço dedicado para cuidar desse novo ser humano que está para chegar. Separamos algumas dicas para você não se perder na hora de organizar o quarto da criança. Confira:
Defina a paleta de cores!
Antes de qualquer coisa, que tal definir as cores para o quarto do bebê? É uma primeira etapa fundamental para que você possa prosseguir com o planejamento. A paleta de cores vai te ajudar a saber possíveis temas, além de entender melhor o que combina ou não com o ambiente.
Lembrando que é muito bacana usar do estudo de cores para saber de que forma a paleta pode influenciar a cabeça do pequeno. Tons claros como azul, rosa e verde são muito bons para manter a harmonia no ambiente. Evite tons como vermelho, laranja e preto.
Algum tema em mente?
A escolha de tema consiste em definir como vai ser o universo dentro do quarto do baby. Muitos escolhem como tema o livro O Pequeno Príncipe, por exemplo, por ser lúdico e agradável visivelmente. Alguns escolhem temas mais simples como parque de diversões (imagem) ou safari.
Existem outros desenhos muito lúdicos que podem servir como ponto de partida para temas de quarto de crianças como Hilda, da Netflix, e qualquer desenho do estúdio Ghibli. O que importa é você gostar e entender que seu bebê vai estar constantemente cercado por esse mundo!
Junte o útil ao agradável
Não esqueça que você vai precisar de espaço para cuidar do bebê — como trocar fralda, dar a mamadeira, brincar e até mesmo ler, então tenha noção que parte do espaço será usado por você. Organizadores são uma peça fundamental — e quanto mais fofos eles aparentarem melhor. Objetos multifuncionais como mesas dobráveis também são excelentes para que você aproveite ao máximo todo o espaço.
Pense na segurança do bebê!
Não adianta planejar um quarto lindo se oferece riscos à saúde e segurança do bebê, certo? Por isso é preciso tomar muito cuidado com a escolha de móveis, localização de mesas e, de preferência, não deixar nada que possa machucar o bebê acessível a ele. Existem empresas especializadas em transformar ambientes em espaços seguros para bebês e pode ser muito útil que você converse com uma — nem que seja apenas para falar de orçamento e entender até que ponto eles podem ajudar. Com segurança não se brinca!
Aplique técnicas Montessori
Montessori foi uma médica e pedagoga italiana que desenvolveu uma técnica de pedagogia que dá poder de escolha às crianças — ela conseguiu provar que crianças que cresciam em ambientes desse tipo, se tornavam adultos mais independentes e perspicazes.
Na decoração, o Montessori pode ser visto em quartos de criança onde tudo fica no nível de altura do bebê. Quer dizer, os itens que o bebê pode brincar — independente da hora — ficam à mão. A cama no chão também é muito comum no Montessori porque assim não há perigo do bebê cair.
Outro pilar do Montessori é acostumar o bebê — a criança, a não ter medo de fazer escolhas; valorizar as próprias vontades e construir dentro de si uma autonomia que levará para a vida.