Como saber quanto vale seu imóvel?
Publicado em 31 de Outubro de 2022 às 04:35 PM

Você sabe dizer quanto vale o seu imóvel? Quando você concluiu que chegou a hora de vender seu apartamento, uma das primeiras dúvidas que surgem é com relação ao valor do imóvel. Afinal, como conseguir chegar num preço de venda que seja justo para você, para o mercado e para o comprador?
A melhor forma pra definir o valor real do seu imóvel é falando com um corretor experiente. Johnny Guedes, CEO da DNA Imóveis, diz que “Precificar um imóvel é como acertar um alvo”. Por isso, a expertise de um corretor é essencial nesse processo.
Sabemos que existem métodos online para avaliar o valor do seu imóvel, porém é um método muito falho e por ser automatizado, não faz distinções que apenas um corretor conseguiria fazer – como reconhecer o que muitos chamam de “filé”.
Entenda abaixo o que um corretor de imóveis vai analisar para avaliar o valor do seu imóvel:
Planta do imóvel: A planta é imprescindível para definir o valor do imóvel. Afinal, você ter um apartamento de 2 quartos com 1 suíte, abre margem para uma necessidade específica para certos compradores. A suíte é um grande diferencial. É dessa forma que a planta pode aumentar (ou reduzir) o valor.
Localização e região: A localização do imóvel vai ser com base no bairro em que ele está. Existem bairros que possuem uma faixa de preço alta a cada m², assim como existem bairros mais em conta. Ainda assim, a região dentro do bairro (como rua, por exemplo) pode somar ao valor do imóvel - principalmente se for uma rua com boa infraestrutura e próxima a linhas de metrô.
Estado do imóvel: Um imóvel completamente reformado pode ser vendido por um preço maior com a justificativa que o novo inquilino não precisará investir em obras, portanto o estado do imóvel pode contribuir pra um processo de negociação saudável.
Valor anunciado x Valor de venda: Todo imóvel no mercado possui dois valores, sendo eles o valor anunciado e o valor de venda. O valor anunciado é o valor da plaquinha de “vende-se”, já o valor da venda é o valor que o imóvel é de fato vendido (com contrato assinado). O corretor com experiência compreende que determinados imóveis, em região X, costuma ser anunciado por valor Y e vendo por valor Z. Ter noção dessa margem de barganha entre valor anunciado do imóvel e valor de venda do imóvel é uma excelente carta na manga para manter as negociações a seu favor!
Outro fator que muitos não sabem que influencia o valor do seu imóvel é em quanto tempo você quer vendê-lo. Se você estiver com pressa para vender, será um valor. Se estiver tranquilo, sem pressa para realizar a venda, será outro valor completamente diferente – e quem vai conseguir identificar o valor correto é o corretor.
Agora que você entendeu o processo de avaliação do seu imóvel para vender, basta falar com um corretor DNA Imóveis. Somos a imobiliária com maior know-how de compra e venda de imóveis do Rio de Janeiro e estamos mais que prontos para ajudar você.